Mitologia Nórdica: Yveltal & Xerneas



Pokémon X e Y: Os lendários baseados na mitologia Nórdica. Primeiramente é interessante que você saiba: Xerneas parece um Veado (espero que todos saibam que é um animal parecido com um cervo, sem chifres) e Yveltal parece-se com uma águia. Na mitologia Nórdica a um conto bastante conhecido que se refere a dois animais (um veado e uma águia) e uma árvore, mas não qualquer árvore, é a Yggdrasil; diz a lenda ser uma árvore gigante criada a partir das cinzas puras e localizado no centro do universo, atrelando os nove mundos da cosmologia nórdica. Sendo assim, há muitas partes deste mito de que poderiam estar relacionados com Pokémon X e Y, podendo explicar o raciocínio por trás de ambos os nomes dos próprios jogos e porque são os animais que são.

tumblr_lrh2kpXIut1qmun59o1_500
Pokémon X, Y e Z (sim, Z): Eixo 3D
X, Y e Z são as coordenadas que formam um simples 3D. Isso também funciona em nome da Nintendo uma vez que este será o primeiro jogo pokémon para o 3DS. No entanto, as implicações da história de Yggdrasil sugerem que este eixo não é apenas para o 3DS, mas para simbolizar as partes da árvore. A história Yggdrasil discute como o tronco (através dos ramos altos da árvore) pode ser pensadas como a formação de um eixo 3 dimensional em torno dos quais os nove mundos estão situados. Os principais 3 mundos estão associados com cada uma das áreas da árvore.

- Asgard, reino dos deuses, está no topo.
- Midgard, ou Middle-Earth (mundo dos mortais) está localizado no meio.
- Hell (Niflheim) na parte inferior.

Essas três dimensões dos deuses, mortal e demônios também sugere para três jogos, mas isso não é tudo. Todos os três destes mundos tem uma criatura mítica específica a eles associados.



(Clique na imagem para ampliar)

O topo de Yggdrasil, onde está localizado Asgard, vive uma águia mítica de nome desconhecido, mas em algumas interpretações do mito, a águia é cega, mas dizem que os olhos da águia podem ver profundamente as almas de todos os seres dos nove mundos. Esta águia poderá ser representada pela Yveltal que possuem características semelhantes a uma águia. A maioria das pessoas ou animais que são cegas tendem a ter uma coloração azul para os olhos.

ada
Yveltal possui os olhos nitidamente azuis e como visto no trailer são mais de uma luz do que realmente uma coloração naturalmente azul escuro, o que sugere para a cegueira, assim como a águia do mito. Pokémon versão Y poderia, portanto, representar a coordenada Y ou topo da árvore sobre a forma de um lendário.


582px-AM_738_4to_stags_of_Yggdrasill
O meio de Yggdrasil (o tronco e terra), onde está localizado Midguard, vive quatro veados (que também são criaturas míticas), nomeados de Dainn, Dvalinn, Duneyrr e Durapror. E se estendendo pelo tronco é possível ver representado vários galhos que se estendem para o alto sobre a forma de chifres. Diz a lenda que cada um dos veados possuía uma joia de cores distintas em seus chifres:
- Dainn; azul
- Dvalinn; carmesim
- Duneyrr; amarelo (pedra do sol)
- Durapror; roxo/ preto (pedra da noite)

Agora analisaremos o Xerneas


chifres

O lendário pokémon Xerneas é de fato, não só um veado, mas possui seus chifres com formato de muitos ramos e muitas cores. Será que Xerneas seria a reencarnação de quatro veados em um? Parece possível. Nota: Xerneas não possui asa concluindo assim que ele é atrelado ao chão em um mundo horizontal, representando o eixo X. O eixo X é visto como a planície horizontal na terra e isso também pode ser outra dica para Pokémon X, tendo ele (a) como lendário (a).

800px-Nidhogg

Agora vem a parte interessante que ainda não foi revelado, a pista mais importante para um outro jogo nesta série e sexta geração, Pokémon Z, vem do que está localizado nas raízes de Yggdrasil. Na parte inferior da árvore, onde ficam as raízes, está localizado Nifheim onde vive um ancião mítico, ou melhor, um dragão chamado Niohoggr. Niohoggr assemelha-se mais a uma serpente/cobra do que um dragão (acho que vocês já estão achando semelhante com a história de Rayquaza, Groudon e Kyogre), esse dragão é um ser que rói uma das três raízes da árvore do mundo e o que leva a acreditar que as raízes estão lá para prender essa criatura (ao resto do mundo). Niohoggr poderá ser um lendário assustador em Pokémon Z se nossas teorias estiverem corretas (e ele for liberto claro).

Fonte: kimikogaming (site inglês)
Postagem traduzida e adaptada

10 comentários:

  1. Sem paciência pra logar com conta, vou botar anônimo mesmo. Meu nome é Bobê Campos.

    E eu achei esse post fantástico. Eu costumo não ver lógica nos Pokémon lendários das gerações mais atuais. Mas enxergar uma teoria consistente que consegue envolver e amarrar Mitologia Nórdica com Eixos e Coordenadas matemáticas é algo que eu achei simplesmente maravilhoso. Esse post deveria ser digno de inúmeros comentários e debates. Isso poderia ser, inclusive, um magnífico nível de Riddle.

    Parabéns por toda a pesquisa envolvida e pelo brilhante resultado!

    ResponderExcluir
  2. O pokémon que representa o Niohoggr é o Zygarde. Ele é um pokémon lendário em forma de serpente do tipo Dragão/Terra e possui a habilidade de inverter o efeito das habilidades de Xerneas e Yveltal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pois é, achei o texto interessantíssimo, mas se essa é toda a sustentação para a previsão do Pokémon Z, então ela é bem furada. O que é uma pena, considero o X e Y os melhores jogos de pokémon já feitos e adoraria uma continuação no mesmo estilo. Acho uma pena também que a Game Freak seja tão mercenária e abandone um jogo (interrompendo todos os eventos, não lançando atualizações simples que permitam itens de jogos posteriores serem usados, etc) assim que um mais novo sai. Todo mundo encara isso com naturalidade, "são uma empresa com fins lucrativos e obsolescência programada é mais lucrativo", mas poderiam sim não fazê-lo se tivessem mínimos outros compromissos como éticos e ambientais. Inclusive no que toca ao lucro, uma maior sustentação na venda dos jogos antigos compensaria (ao menos em parte) a diminuição da venda (forçada) dos jogos novos. Se quisessem ir mais longe, pela conectividade do 3DS, poderiam até lançar atualizações completas contínuas a partir de um único jogo. O X foi o primeiro que joguei com cartucho (fora do emulador e sem flashcard), mas pelos motivos expostos (além da falta de grana) decidi boicotar o OR/AS.

      Excluir
  3. Gostei achei bem interessante esses trios de lendários de Kalos mas seria interessante o autor de pokemon fazer um filme com todos os lendários pq tipo " porque os lendários brigam entre si? E pq tamanho poder eles tem? Pq foram escondidos por Arceus? " existem várias perguntas tanto que com a aparição de Hoopa tudo indica que algo poderia estar para acontecer até mesmo com as tais" dimensões" que tem Arceus se não estou errado. E uma coisa muito curiosa para mim é o Giratina que é um pokemon renegado ou algo desse gênero se não estou errado. E outra pergunta é que não deve ter mais de um lendário exemplo o Lugia mas creio que digamos que eles sejam os mais fortes ou os "originais" e por algum motivo Arceus criou outros e uma série de perguntas ainda nos ronda.

    ResponderExcluir
  4. Ok, faz sentido.. Vou dar mais uma pesquisada agora XD

    ResponderExcluir